O que significa a palavra “anunciação”?

O dia 25 de março – Solenidade da Anunciação do Senhor – é uma data importantíssima para a Igreja

No dia 25 de março, a Igreja Católica celebra a solenidade conhecida como “Anunciação do Senhor”. Mas você sabe o que isso significa?

A palavra “anunciação” origina-se do modo como a Igreja nomeia o dia da solenidade em latim (Annuntiationem Beatae Mariae Virginis). A palavra annuntiationem tem sua raiz na expressão latina annuntiare, que significa “anunciar”.

A palavra se refere ao “anúncio” da encarnação do Senhor à Santíssima Virgem Maria, conforme narrado no Evangelho de Lucas:

Veja também:
Maestro do Vaticano visita o Santuário Nacional de Aparecida pela primeira vez
“Melhor professor do mundo” é frade franciscano

“Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus” (Lucas 1, 28-31).

A solenidade da Anunciação é um dia importantíssimo para a Igreja; marca a livre aceitação do plano de Deus pela Santíssima Virgem Maria. É o dia em que “o Verbo se fez carne”, fazendo seu lar no ventre de Maria.

É também uma prévia do Natal, que ocorre exatamente nove meses depois.

O grande mistério da encarnação começa neste dia importante da Anunciação, um dia que nos desafia a olhar para nossas próprias vidas e como Deus “anunciou Seu plano para nós. Embora a maioria de nós nunca recebe tal anúncio através das palavras de um anjo, Deus ainda tenta comunicar sua vontade através dos desejos de nossos corações.

Nós simplesmente temos que abrir os nossos corações a Ele e ouvirmos atentamente o que ele está tentando nos dizer…

Fonte: Aleteia

Faça um comentário