O significado da cruz de Santa Brígida
Foto: Divulgação

A cruz de Santa Brígida é uma tradição na Irlanda e possui uma rica história

Dia 1 de fevereiro é a festa de Santa Brígida da Irlanda, uma santa que foi muito influente no século V. Diz-se que ela era muito próxima a São Patrício e o ajudou a construir uma base sólida para a Igreja da Irlanda.

Sua história de vida está muito ligada à popular cruz de Santa Brígida.

Conta-se que a santa foi chamada ao leito de morte de um cacique pagão. Ele estava sofrendo muito e as pessoas que eram próximas ao homem acreditavam que Brígida poderia lhe levar paz. Ela chegou perto da cama e o consolou com suas palavras. Enquanto o homem ainda se agitava, Brígida pegou alguns pedaços de junco e começou a fazer uma cruz.

Veja também:
Missa de Sétimo Dia emociona moradores de Brumadinho
Qual o verdadeiro significado da cruz para os católicos?

O velho ficou interessado na cruz e começou a fazer perguntas para a santa. Ela lhe explicou sobre a vida de Jesus Cristo e a sua morte na cruz. Isso o consolou muito e levou paz para aquela pobre alma. Depois, o senhor se converte à fé cristã e foi batizado antes de morrer.

Desde então, os cristãos da Irlanda fazem cruzes de palha ou junco e, depois de serem abençoadas por um padre, as colocam nas portas das casas. Acredita-se que a cruz proteja os lares dos espíritos malignos, do fogo e da fome.

Esta crença reflete o poder espiritual da cruz, como afirma esta antiga bênção:

Senhor Jesus Cristo, abençoai esta + cruz com que arrebatastes o mundo das garras de Satanás, e com a qual vencestes com vosso sofrimento o tentador do pecado, que só regozijou na queda do primeiro homem a comer o fruto da árvore proibida. Que esta cruz seja santificada em nome do Pai, + do Filho + e do Espírito Santo + e que todos os que se ajoelhem e rezem diante dela em honra a Nosso Senhor encontrem saúde para o corpo e para a alma. Por Jesus Cristo Senhor Nosso.

Fonte: Aleteia
Compartilhe:

Faça um comentário