Os 10 ensinamentos de Santa Teresinha do Menino Jesus segundo a devoção de Papa Francisco

Papa Francisco e sua devoção à Santa Teresinha do Menino Jesus

O Papa Francisco revelou sua devoção a Santa Teresinha do Menino Jesus, dizendo que ela o acompanha e o acompanhou em cada passo de sua vida. “Essa Teresa, agora, acompanha um idoso. E quero testemunhar isso, quero dar testemunho, porque ela me acompanhou, me acompanha a cada passo. Ensinou-me a dar os passos”, confidenciou o Santo Padre durante uma pregação espontânea de mais de meia hora pronunciada para quase cem religiosas de clausura.

Papa Francisco realizou uma visita ao mosteiro de clausura das monjas carmelitas em Antananarivo (capital de Madagascar), onde rezou com quase 100 religiosas contemplativas procedentes dos diferentes mosteiros de todo o país que, por exceção, saíram de seus claustros para encontrar o Pontífice.

Devido a isso, depois de rezar a hora média, o Santo Padre abriu o seu coração às religiosas para lhes contar espontaneamente sobre sua devoção a Santa Teresinha do Menino Jesus e os ensinamentos da Santa em sua vida.

Depois de lhes contar a história de duas monjas, uma idosa e uma jovem, o Pontífice explicou: “Isso não é uma fábula, é uma história de vida”, a jovem se chamava Irmã Teresa do Menino Jesus e destacou vários ensinamentos.

Veja também: 
Flavinho lança seu novo programa, ‘Movendo Montanhas’, pela Rádio Canção Nova

Os 10 ensinamentos de Santa Teresinha do Menino Jesus por Papa Francisco

  1. “A caridade nas coisas pequenas e nas coisas grandes. O caminho da perfeição se encontra nesses pequenos passos no caminho da obediência”.
  2. “A coragem de dar pequenos passos, a coragem de crer que na minha pequenez Deus é feliz e Deus trará a salvação do mundo”.
  3. “Se você quiser mudar não somente o mosteiro, não somente a vida religiosa, mas mudar e salvar com Jesus, salvar o mundo, comece com esses pequenos atos de amor, de renúncia a si mesma, que aprisionam Deus”.
  4. “O mundanismo não é uma monja de clausura, é uma cabra que segue seus caminhos, que leva para fora da clausura”.
  5. “Quando vier em vocês pensamentos de mundanismo, fechem a porta e pensem nos pequenos gestos de amor: estes salvam o mundo”.
  6. “Os diabos educados tocam a campainha… O tentador não quer ser reconhecido, por isso vem disfarçado de pessoa nobre, educada”.
  7. “Este conselho eu lhes dou: falem imediatamente. Falem logo se algo lhes tira a tranquilidade, antes mesmo de tolher a paz”.
  8. “Sempre a transparência do coração. Falando, sempre se vence. É verdade, é preciso reconhecer que nem todas as prioras são o prêmio Nobel da simpatia”.
  9. “Para a tentação, para a luta espiritual, o exercício da caridade não se aposenta: você deve lutar até o fim. Até o final. Também na escuridão… Nesta luta – cruel, mas bonita – quando é verdadeira, não se perde a paz”.
  10. “Eu gostaria que todas fossem crianças no espírito… Com aquela dimensão da infância que o Senhor ama tanto”.

Veja também:
Pioneira nos festivais de música cristã, Tia Lolita evangeliza jovens em Franca há 30 anos

“É preciso caridade, oração” 

Por último, o Papa Francisco enfatizou que no final da vida de Santa Teresinha, ela ficou doente e “pouco a pouco pareceu-lhe ter perdido a fé” e enfatizou que isso aconteceu com Santa Teresinha que “em sua vida soube afastar os demônios educados”. Por isso, o Papa concluiu que: “é preciso caridade, oração. A caridade de pedir um conselho a tempo, de escutar… E a oração com o Senhor, a oração: Senhor, é verdade isso que estou sentindo? Isso que a serpente me disse, é verdade? ”.

Com informações de ACI Digital

Faça um comentário