João Carlos Almeida ou Padre Joãozinho, como é mais conhecido, doutor em teologia, educação e espiritualidade, escritor, professor, cantor e membro do conselho de conteúdo da revista Paróquias & Casas Religiosas realizou palestra dinâmica, motivacional e de muita informação no segundo dia do CONASPAR, realizado Hotel Rainha do Brasil, localizado no complexo do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, SP.

Conheça o CONASPAR – Congresso Nacional de Secretários Paroquiais

Na palestra realizada para mais de 200 palestrantes, Pe. Joãozinho citou bibliografias clássicas e importantes para todo secretário paroquial empregar na paróquia e torná-la mais acolhedora.

“Nossos secretários devem acolher como Jesus acolheu e devem saber ouvir, perguntar e interpretar as repostas”, conta Pe. Joãozinho.

Em citação ao livro Evangelii Gaudium, do papa Francisco, que o próprio Padre realizou a tradução para português, ele recorda com força que a Igreja católica deve ser como uma “mãe de coração aberto”. Para ele, a acolhida paroquial deve ser o momento mais importante na recepção dos fiéis que buscam a paróquia. “O secretário paroquial deve ter o coração aberto para acolher e manter um diálogo aberto e claro para com todos”, afirma.

Numa palestra acolhedora, com muita música e reflexão, Pe. Joãozinho apresentou dicas primordiais e importantes para todo secretário paroquial se especializar cada vez mais. Para ele, devem-se seguir algumas questões como saber ouvir, perguntar, entender e acolher. “O bom atendimento é sempre se colocar no outro”, acrescenta.

Os palestrantes saíram satisfeitos da palestra e a grande maioria afirma que o Pe. Joãozinho consegue transmitir de forma prática e esclarecedora todo o trabalho dos secretários. Para Sandra Mara Romio, da paróquia Sagrados Corações, do Rio de Janeiro, foi muito abrangente e de muito participativa. “Eu já participei de outros congressos, como o CONAGE, e é sempre uma honra ouvir o Pe. Joãozinho, já que ele nos passa uma abordagem realista do nosso trabalho e dá dicas que podemos usar diretamente no dia-a-dia”, conta Sandra.

Além dela, outros participantes se surpreenderam com a forma com que o Pe. Joãozinho conduziu a palestra. “Foi surpreendente e fora do sério. Eu e minha parceira vimos o CONASPAR e logo procuramos nosso padre para podermos participar. O Pe. Joãozinho só mostrou como valeu a pena estar inscrito. A forma prática e usual ao nosso cotidiano como ele conduziu a palestra será de muito uso no nosso trabalho”, afirma Monica Ferracini, da paróquia Santa Cruz das Palmeiras, em São Paulo.

O CONASPAR é organizado e promovido pela Promocat Marketing Integrado, responsável também pela ExpoCatólica, maior feira de artigos e serviços religiosos da América Latina, CONAGE, Congresso de Gestão Eclesial, e o CONADIZ, Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha, e acontece dos dias 01 a 04 de março no Hotel Rainha do Brasil, localizado no complexo do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, SP.

Redação Portal Catholicus

Compartilhe:

Faça um comentário