Padre José Carlos explica algumas curiosidades sobre os símbolos do Natal
Foto: Reprodução

O Natal se aproxima, e junto com ele nosso coração se alegra e nossas casas ficam cheias de beleza e cor para celebrar o Nascimento de Jesus

Padre José Carlos explica algumas simbologias que nos ajudam a professar melhor a nossa fé:

As luzes do Natal

Quando falamos do Natal, a primeira coisa que aparece nas nossas ruas, nas cidades são as luzes. Elas enfeitam, embelezam e te lembram que o Natal se aproxima.

A Luz tem um significado muito importante. Ela lembra o Cristo, Luz do Mundo! Também vem lembrar que o nascimento de Cristo é a luz que vem brilhar na escuridão, segundo o profeta Isaías.

Por esse motivo, é importante colocar em nossas casas e nos locais do nosso convívio essas luzes ornamentais, para lembrar a Luz de Cristo. Lembrem-se sempre, os enfeites enriquecem a celebração, mas a Luz maior que deve ser celebrada é a Luz do Filho de Deus que se fez homem para nos salvar.

Veja também:
Conheça a origem do presépio e seu significado para o Natal
Padre José Carlos ensina o método de oração de Santo Inácio de Loyola

A árvore de Natal

A árvore de Natal é um símbolo natalino muito utilizado. Você sabe qual a origem da árvore de Natal? E por que nós a montamos para celebrar essa data tão importante para a vida cristã?

A tradição diz que a origem da árvore foi criada por Martinho Lutero, ainda quando era sacerdote. E por que as árvores são representadas por um pinheiro? O pinheiro lembra a resistência, são árvores que não perdem suas folhas mesmo no inverno rigoroso. Então ao montarmos estamos lembrando essa resistência, mesmo nos períodos mais difíceis da nossa vida.

A guirlanda

Dentre os símbolos do Natal, nós temos também a guirlanda. Ela se parece muito com a coroa do Advento, mas com um diferencial: a guirlanda é usada no período do Natal e não no período que antecede a data.

Há vários significados da guirlanda, uns atribuem a coroa de Cristo, outros ao ciclo da vida, mas o mais importante desse símbolo é que ele nos lembra o período do Natal, por isso ela pode ser adornada com vários símbolos. Sua colocação nas portas das casas expressa que aquela família acolhe o Jesus Menino que nasceu para ser o nosso Salvador e todo aquele que também O acolhe será bem-vindo!

Os presentes

Não dá para falar sem Natal sem a ideia de presentear alguém, esse significado tem um significado Bíblico. Os presentes lembram as atitudes dos Reis Magos guiados pela estrela levaram em sua bagagem os presentes que ofereceram a Jesus: o ouro, o incenso e a mirra. Os presentes também lembram a confraternização, os laços de amizade, fraternidade de amor que existem entre as pessoas. Mas padre José Carlos alerta, não devemos colocar isso como prioridade, pois isso favorece o consumismo e o segmento comercial e o Natal não é comércio, Natal é celebração!

As bolas da árvore de Natal

Esses enfeites, segundo a tradição, remetem a cultura antiga de se colocar pedras e outros objetos aos pés da árvore, mas o real sentido desse objeto é simbolizar os frutos dessa árvore, que vai se renovando. As cores também variam, isso vai da criatividade particular de cada cristão.

Por Redação Catholicus

Faça um comentário