Padre Walter Jorge Pinto é nomeado bispo da diocese de União da Vitória (PR)
Foto: CNBB

O Papa Francisco nomeou bispo da vacante diocese de União da Vitória (PR), padre Walter Jorge Pinto. O sacerdote é atualmente pároco da paróquia São José Operário em Barbacena (MG), situada na Arquidiocese de Mariana (MG). A notícia foi publicada nesta quarta-feira, 9, no Boletim de Imprensa da Santa Sé.

A diocese de União da Vitória esteve vacante desde a morte de Dom Agenor Girardi, falecido no dia 08 de fevereiro de 2018, vítima de um quadro infecioso grave, que o levou à falência múltipla dos órgãos.

Veja também:
Nomeados novos bispos para Dioceses de Corumbá e Palmeira dos Índios
Papa Francisco nomeia novos bispos para dioceses de Apucarana e São João del Rei

Novo bispo

Padre Walter Jorge Pinto é natural da cidade de Ubá (MG). Nasceu em 12 de fevereiro de 1963. Ingressou no Seminário São José, na arquidiocese de Mariana, em 1996, onde cursou Filosofia e Teologia. Fez a convalidação do curso de Teologia no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG), por meio do Seminário Santo Antônio, da arquidiocese de Juiz de Fora. Padre Walter é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa (MG), onde também cursou o mestrado na área de Fitotecnia. Sua ordenação diaconal foi no ano de 2001. No ano seguinte, foi ordenado presbítero na arquidiocese de Mariana.

Em sua trajetória, Padre Walter Jorge foi pároco da paróquia de São João Batista, em Viçosa, administrador paroquial da paróquia de São Sebastião, em Pedra do Anta (MG), e vigário paroquial na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa. Membro do Colégio dos Consultores da arquidiocese de Mariana, padre Walter também assessora a Pastoral Familiar. Por três anos foi vigário episcopal. Também atuou como representante dos presbíteros, membro do Conselho Presbiteral, assessor regional do Serviço de Animação Vocacional e defensor do vínculo no Tribunal Eclesiástico Marianense.

A diocese

Padre Walter Jorge chegará à diocese do centro-sul paranaense contando, de acordo com os dados divulgados no site oficial, com 37 padres, nove diáconos permanentes e cerca de trinta religiosas. As paróquias são 25, com mais de 400 comunidades, uma população de cerca de 350 mil pessoas, distribuídas em 14 municípios: União da Vitória, Bituruna, General Carneiro, Cruz Machado, Porto Vitória, Paula Freitas, Paulo Frontin, Mallet, Rio Azul, Rebouças, São Mateus do Sul, Antônio Olinto e São João do Triunfo.

Saudação da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), saudou o novo bispo de União da Vitória em nome da instituição. No texto publicado nesta quarta-feira, 9, Dom Leonardo afirmou: “Que sua ação missionária, amadurecida nas férteis terras da arquidiocese de Mariana (MG), continue a enriquecer a Igreja no centro-sul paranaense”.

Fonte: CNBB

Faça um comentário