Papa Francisco nomeia bispo auxiliar para a arquidiocese de Porto Alegre (RS)
Foto: CNBB

O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 10/4, o padre Darley José Kummer como bispo auxiliar para a arquidiocese de Porto Alegre (RS). A nomeação atende ao pedido de dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre. Dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), enviou saudação (confira a íntegra abaixo).

Padre Darley José Kummer nasceu no município de Roca Sales (RS), no dia 12 de maio de 1967. Ingressou no seminário São José de Gravataí, no curso propedêutico, em 1987. Licenciou-se em Filosofia, em 1988, pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição de Viamão (RS). Dois anos depois, concluiu a formação no seminário maior de Viamão (RS).

Seus estudos de Teologia aconteceram no Centro de Estudos Teológicos dom Edmundo Kunz, no seminário maior de Viamão, de 1991 a 1995. Foi ordenado diácono dia 6 de agosto de 1995 e presbítero no dia 13 de janeiro de 1996, na paróquia São José de Roca Sales. O trecho bíblico “Na unidade e diversidade de dons formar comunidade”, de Efésios 4, 1-14 foi o lema de sua ordenação. O religioso possui curso de especialização em juventude, tema que aprofundou de janeiro de 2000 a janeiro de 2001.

Veja também:
Confira uma sugestão de repertório para o Domingo de Ramos
Piloto de avião faz homenagem aos pais durante voo no interior de SP

Entre as funções que exerceu como padre merecem destaque:

Foi vigário paroquial da paróquia São Vicente de Paulo de Cachoeirinha (RS), de fevereiro a dezembro de 1996. Assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude, de janeiro de 1997 a dezembro de 2001.

Exerceu o sacerdócio na paróquia Sagrado Coração de Jesus em Alvorada (RS), de janeiro de 2002 até dezembro de 2005. Assistente do curso Propedêutico no seminário São José e diretor do Lar Sacerdotal, de 2006 a 2010. Em 2010, assumiu a função de reitor do seminário menor São José de Gravataí e assistente do ensino médio.

Assumiu a paróquia Imaculado Coração de Maria de Esteio (RS) de 2011 a 2015. Foi presidente do Fraterno Auxílio de 2011 até 2013. De 8 de agosto de 2015 até abril de 2019, foi vigário episcopal do vicariato de Canoas (RS). De 2016 a até o momento é padre na paróquia São Luís Gonzaga de Canoas.

Saudação da CNBB ao Padre Darley José Kummer

Brasília-DF, 10 de abril de 2019

Prezado Irmão, Padre Darley José Kummer.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe, com alegria, a notícia de sua nomeação como bispo auxiliar de dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS). Ao Papa Francisco, nossa gratidão pelo zelo sempre testemunhado em favor das nossas Igrejas Particulares, no Brasil.

A experiência pastoral que o senhor tem feito no âmbito paroquial e seu trabalho em relação à formação do clero já podem ser preparação à convocação que agora a Igreja faz ao senhor para o episcopado.

Para saudar sua chegada, trazemos as palavras do Papa Francisco dirigida aos bispos da América Central, em janeiro deste ano: “Irmãos, é importante não ter medo de nos aproximarmos e tocarmos as feridas do nosso povo, que são também as nossas feridas, e fazê-lo segundo o estilo do Senhor.

O pastor não pode estar longe do sofrimento do seu povo; mais ainda, poderíamos dizer que o coração do pastor mede-se pela sua capacidade de deixar-se comover à vista de tantas vidas feridas e ameaçadas. Fazê-lo segundo o estilo do Senhor significa deixar que este sofrimento toque e marque as nossas prioridades e gostos, o uso do tempo e do dinheiro e inclusive a forma de rezar, para podermos ungir tudo e todos com a consolação da amizade de Jesus numa comunidade de fé que possua e abra um horizonte sempre novo que dê sentido e esperança à vida (cf. Francisco, Exort. ap. Evangelii gaudium, 49)”.

Enviamos o nosso abraço e desejamos que a sua missão seja cheia de frutos para a Arquidiocese de Porto Alegre (RS) e para o Reino de Deus.

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário-geral da CNBB

Fonte: CNBB

Faça um comentário