Papa revela que esteve prestes a fazer visita surpresa aos Estados Unidos
Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa

O Papa Francisco revelou que esteve prestes a fazer uma visita surpresa de dois dias aos Estados Unidos neste mês de janeiro de 2019.

O Santo Padre fez esta revelação em uma carta enviada aos bispos do país norte-americano que estão em exercícios espirituais na cidade de Chicago até o dia 9 de janeiro, no marco da crise pelo escândalo de abusos sexuais na Igreja nos Estados Unidos.

Na carta divulgada na quinta-feira, 3 de janeiro, pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o papa recorda que em um encontro que teve com a presidência do episcopado norte-americano em 13 de setembro, manifestou seu “desejo de acompanhá-los pessoalmente por alguns dias, nestes Exercícios Espirituais, o que foi acolhido com alegria e esperança”.

“Como sucessor de Pedro, gostaria de unir-me a vocês e com vocês implorar ao Senhor que envie o seu Espírito capaz de ‘renovar todas as coisas’ e mostrar os caminhos de vida que, como Igreja, somos chamados a seguir para o bem de todas as pessoas que nos foram confiadas”, escreveu o Pontífice.

Veja também:
Papa aos bispos dos EUA sobre crise de abuso: oração e discernimento
Arcebispo pede a renúncia do papa Francisco por casos de abuso nos EUA

“Apesar dos esforços realizados, devido a problemas logísticos, não poderei acompanhá-los pessoalmente. Esta carta quer compensar, de alguma forma, a viagem não realizada”.

Francisco expressou sua alegria de que os bispos aceitaram “a oferta que seja o pregador da Casa Pontifícia a guiar os Exercícios Espirituais com sua sábia experiência espiritual”.

“Com estas linhas, desejo estar mais perto de vocês e como irmão refletir e compartilhar alguns aspectos que considero importantes, e também estimulá-los na oração e nos passos que vocês dão na luta contra a ‘cultura do abuso’ e na maneira de enfrentar a crise de credibilidade”, destacou o Papa.

A viagem do Pontífice teria sido a segunda a este país. Em 2015, o Santo Padre visitou Washington, Nova York e Filadélfia, onde presidiu o Encontro Mundial das Famílias. Estas três cidades estão localizadas na Costa Leste dos Estados Unidos. A visita a Chicago seria a primeira à região central do país norte-americano.

Fonte: ACI Digital

Faça um comentário