Política a serviço da paz, tema do próximo Dia Mundial da Paz
Foto: ACI Prensa

“A boa política está a serviço da paz” é o tema da 52º Dia Mundial da Paz que será celebrado em 1º de janeiro de 2019.

O tema foi publicado na manhã de hoje, em um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, no qual mencionam que “a responsabilidade política pertence a cada cidadão, em particular a quem recebeu o mandato de proteger e governar”.

O conteúdo desta mensagem, que será assinada pelo Papa Francisco, será elaborado com as sugestões do Dicastério para o serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cujos responsáveis sublinharam no comunicado oficial a importância desta missão política para proteger os direitos e incentivar “o diálogo entre os membros da sociedade, entre gerações e culturas”.

“Não há paz sem confiança recíproca. E a confiança tem como primeira condição o respeito pela palavra dada”, acrescenta o comunicado. Deste modo, “o compromisso político, uma das mais altas expressões da caridade, traz a preocupação pelo futuro da vida e do planeta, dos jovens e das crianças”.

Veja também:
Se seu filho está distante e a saudade aperta, reze por ele essa oração
Papa lamenta que alguns cristãos rejeitem Cristo e deem desculpas

Além disso, esta próxima mensagem recorda as palavras de São João XXIII na Encíclica Pacem in Terris, na qual escreveu que “quando o homem é respeitado em seus direitos, germina nele o sentido do dever de respeitar os direitos dos outros. Os direitos e deveres do ser humano aumentam a consciência de pertencer a uma mesma comunidade, com os outros e com Deus”.

Neste sentido, a celebração do Dia Mundial da Paz também vai destacar que todos “somos chamados a levar e anunciar a paz como a boa nova” de um futuro em que todo ser humano será considerado em sua dignidade e seus direitos.

Fonte: ACI Digital

Faça um comentário