
Igreja paranaense teve estrutura toda projetada com foco em pessoas surdas.
Integrada por meio da Congregação Pequena Missão para Surdos, A igreja Nossa Senhora do Silêncio, localizada em Londrina (PR), é a primeira igreja para deficientes auditivos do mundo.
A Pequena Missão existe há mais de 160 anos, com início na Itália, surgiu ao perceber que os surdos viviam abandonados nas cidades ou escondidos devido à falta de escolas na época.
Desde o começo a congregação esteve ligada à Nossa Senhora do Silêncio, tendo todos os seus trabalhos consagrados à intercessão da mãe.
Leia mais:
Papa Francisco incentivou vocações em resposta à carta de bispo brasileiro
Em 2012, em Londrina, surgiu a iniciativa de desenvolver estruturas religiosas tendo em vista a pessoa surda.
Primeiro foi fundado um oratório dedicado à Nossa Senhora do Silêncio para orações pessoais do surdo e posteriormente a construção da primeira igreja para pessoas com deficiência auditiva do mundo.

Leia mais:
Em nova fase, banda Rosa de Saron lança o álbum “Lunação”
A igreja -que será futuramente um santuário- possui muitos diferencias em relação a estrutura. A iluminação é mais focada nos pontos que deve ser direcionada a atenção do surdo e o chão é vibratório para que eles consigam acompanhar o ritmo da música.
“Em outras paróquias encontramos um projeto feito para ouvintes com a presença dos surdos; aqui a Missa é pensada para o surdo com a presença dos ouvintes”, dividiu padre Heriberto.
Vale ressaltar, que os surdos também integram o grupo de acólitos, ministros da eucaristia e responsáveis pela liturgia do futuro santuário.
Fonte: Vatican News
Faça um comentário