Igreja Nossa Senhora do Silêncio | Imagem: Reprodução

Igreja paranaense teve estrutura toda projetada com foco em pessoas surdas.

Integrada por meio da Congregação Pequena Missão para Surdos, A igreja Nossa Senhora do Silêncio, localizada em Londrina (PR), é a primeira igreja para deficientes auditivos do mundo.

A Pequena Missão existe há mais de 160 anos, com início na Itália, surgiu ao perceber que os surdos viviam abandonados nas cidades ou escondidos devido à falta de escolas na época.

Desde o começo a congregação esteve ligada à Nossa Senhora do Silêncio, tendo todos os seus trabalhos consagrados à intercessão da mãe.

Resultado de imagem para nossa senhora do silencio
Nossa Senhora do Silêncio | Imagem: Reprodução

Leia mais:
Papa Francisco incentivou vocações em resposta à carta de bispo brasileiro

Em 2012, em Londrina, surgiu a iniciativa de desenvolver estruturas religiosas tendo em vista a pessoa surda.

Primeiro foi fundado um oratório dedicado à Nossa Senhora do Silêncio para orações pessoais do surdo e posteriormente a construção da primeira igreja para pessoas com deficiência auditiva do mundo.

WhatsApp-Image-2020-01-23-at-11.44.35.jpeg
Oratório Nossa Senhora do Silêncio| Imagem: Reprodução

Leia mais:
Em nova fase, banda Rosa de Saron lança o álbum “Lunação”

A igreja -que será futuramente um santuário- possui muitos diferencias em relação a estrutura. A iluminação é mais focada nos pontos que deve ser direcionada a atenção do surdo e o chão é vibratório para que eles consigam acompanhar o ritmo da música.

“Em outras paróquias encontramos um projeto feito para ouvintes com a presença dos surdos; aqui a Missa é pensada para o surdo com a presença dos ouvintes”, dividiu padre Heriberto.

Vale ressaltar, que os surdos também integram o grupo de acólitos, ministros da eucaristia e responsáveis pela liturgia do futuro santuário.

Fonte: Vatican News

Compartilhe:

Faça um comentário