As crianças podem ajudar em casa a partir dos 2 anos. Saiba quais atividades são adequadas para cada idade!

As crianças são como folhas em branco em que você pode moldar e ensinar bons hábitos agora que lhe ajudarão no futuro. Ao adotar o método montessoriano, os pais proporcionam um ambiente para o filho conseguir desenvolver sua própria autonomia. São tarefas simples que trarão muitos benefícios para toda a família – e tirará da mãe algumas das milhares tarefas que ela tem diariamente.

Uma mãe contou que seu filho de 7 anos adora ajudar a fazer a lista para compras no mercado. Ele olha o que falta na despensa e, com ajuda da mãe, escreve os itens, treinando também a escrita.

Há tarefas compatíveis com cada idade que trarão a criança a oportunidade de ajudar nas tarefas domésticas e uma sensação de pertencimento do lar. Veja como eles podem começar:

Veja também: 10 alimentos que o bebê não pode comer até um ano de vida

2 a 3 anos

Guardar os brinquedos, tirar o prato da mesa, guardar seus sapatos, colocar pratos e copos (plásticos) na mesa, tirar a própria roupa e colocar no cesto de roupa suja.

4 a 5 anos

Arrumar a cama, colocar roupa suja na máquina, guardar as próprias roupas, guardar parte da louça (objetos plásticos), regar plantas, separar o lixo, tirar pó dos móveis.

6 a 8 anos

Lavar a louça, pôr e tirar a mesa, tirar o lixo, varrer, fazer a lista de compras, guardar compras, pendurar roupa em varal de chão.

9 a 11 anos

Preparar lanches, trocar roupa de cama, cuidar de animais de estimação, ajudar no preparo de refeições.

Ensinar bons hábitos de organização do lar e higiene trarão benefícios para vida adulta, inclusive de convivência com outras pessoas.

Fonte: Familia.com.br

Compartilhe:

Faça um comentário