«Vós não tendes apenas uma história gloriosa para recordar e narrar, mas uma grande história a construir! Olhai para o futuro, para o qual o Espírito vos projeta a fim de realizar convosco ainda coisas maiores». É este o objetivo indicado pelo Papa Francisco ao anunciar o Ano da Vida Consagrada que se concluirá oficialmente no dia 02 de fevereiro de 2016 em Roma.

Nesse tempo rumo ao encerramento do Ano da Vida Consagrada, os consagrados/as e os religiosos/as de todo o Brasil terão uma oportunidade a mais para aprofundar a sua vocação e a sua missão, lê-se em nota da assessoria de imprensa do Movimento dos Focolares.

O evento será proporcionado pelo Movimento na Mariápolis Ginetta (Vargem Grande Paulista, SP), de 09 a 14 de janeiro para as mulheres religiosas e consagradas, e de 11 a 16 de janeiro para os religiosos e consagrados. Em alguns momentos as atividades serão comuns.

Os encontros terão como foco o último pedido de Jesus ao Pai: “Que todos sejam um”, desenvolvido em três pontos:  a Unidade como “dádiva, empenho e meta”.

O programa será pautado na espiritualidade da unidade e na orientação da Igreja para a Vida Consagrada, em modo especial, com a Palavra do Papa Francisco e do Card. João Brás Aviz aos consagrados e religiosos (DVD). Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, Presidente da CRB Nacional abordará a Missão da Vida consagrada hoje. Serão focados também: o Ano da Misericórdia, os Desafios para a vida em comunidade e a Evolução dos carismas na Igreja. Previstos, cada dia, um painel de experiências e dialogo. Antes de tudo o encontro quer ser uma vivência da comunhão fraterna.

O mesmo Papa Francisco reconhecendo “em Chiara Lubich a fonte geradora de um carisma do Espirito Santo para a Igreja e para o mundo” no encontro com os membros da Assembleia Geral dos Focolares (setembro 2014), impulsionou a “oferecer, com responsabilidade e criatividade, a sua peculiar contribuição a esta nova etapa da evangelização”.

O Papa Paulo VI foi o primeiro a aprovar a participação dos Religiosos e Religiosas no Movimento dos Focolares e, – como afirma Irmã Maria Inês numa carta aos Regionais e Membros da CRB – “aqueles que têm participado vivem uma forte experiência de revitalização da própria vocação a Vida Consagrada e aprofundamento da vivência do Carisma do seu Instituto”.  Assim ela escreve que, pelo seu conteúdo o encontro “poderá tranquilamente ser o RETIRO ANUAL daquelas (es) que participarão”. E incentiva a participação no encontro, “neste momento forte da Vida Consagrada, tão necessitada de revitalização da sua identidade mística e profética”.

Para fazer sua inscrição, clique aqui.
Para mais informações, clique aqui.

Fonte: Zenit

Compartilhe:

Faça um comentário