Saiba como ensinar a essência do Natal para as crianças
Foto: Divulgação

Suas crianças só pensam em presentes quando chega o Natal? Você se entristece quando percebe que a essência dessa época foi perdida? Mude os pensamentos dos pequenos com essas dicas simples

1. Não dê muitos presentes

A criança dará mais valor ao material do que ao essencial: a companhia familiar. Todos sabemos que, claro, ela vai amar ganhar alguns agrados e não devemos privá-la disso. O problema está no exagero.

2. Inclua

Vai enfeitar a casa? Chame os pequenos para que te ajudem. Participar do processo de decoração é uma ótima chance para que eles se abram com você, conversem e se expressem. Vocês ficarão mais próximos e ver o resultado do trabalho, depois, será mágico. Até momentos simples criam lembranças eternas.

Veja também:
10 dicas para preparar uma novena de Natal em família
Você sabe qual é o dia certo para montar o presépio?

3. Livros de Natal

Há muitas histórias que se passam durante o Natal e sempre transmitem uma lição de moral no final. Leia para as crianças, se elas não souberem, ou convide-a para ler ao seu lado. Vocês passam um tempo em família e elas aprendem uma nova virtude.

4. Filmes de Natal

Por que não? Os filmes natalinos infantis, animados ou não, são ótimas fontes de diversão e conhecimento. Os pequenos absorvem o que ouvem e veem, e a lembrança de terem passado esse tempo com você ficará para sempre na memória deles.

5. A história do Natal

As crianças sabem quando foi o primeiro Natal? Conte, de uma maneira que elas consigam entender, como foi quando Jesus nasceu e, se quiser, estenda a história até a infância dele. É interessante para que elas entendam o porquê de toda essa comemoração.

6. Monte um presépio

Se a criança for muito pequena, pode ser interessante montar um presépio com bonequinhos que você possa movimentar e contar a história de uma forma mais lúdica. Elas também podem participar desse teatrinho.

7. Músicas natalinas

Muitas músicas contam um pouquinho da história do Natal, como “Bate o Sino” e “Noite Feliz”. Cante junto com a criança. Depois, pode pedir que ela faça um desenho sobre o que ouviu na canção.

8. Natal é… Família!

Priorize a sua família neste Natal. As crianças sentem quando estão em um ambiente aconchegante e isso é maravilhoso para elas. Passeie, brinque, divirta-se! O enfoque do Natal é passar esse tempo com quem a gente ama.

9. Estimule o voluntariado

Peça para as crianças separarem os brinquedos e roupas que não usam mais e explique a importância das doações e da solidariedade. Elas vão adorar ajudar.

Fonte: Mensagens com Amor

Faça um comentário