Diocese de Campos institui leitores e acólitos em Aperibé no dia da Festa de Santa Paulina

O Bispo de Campos Dom Roberto Francisco instituiu na noite de quinta feira  (9) três leitores e quatro acólitos na Paróquia São Sebastião em Aperibé. São eles: Leitores Alex Retamero Dias, Marcus Pacheco e Ricardo Gomes. Acólitos Celso Renato de Castilhos, Everaldo Azevedo Leal, José Wagner Gomes Creton e Roberto Fuly.

Na homilia Dom Roberto destacou a importância do serviço dos leitores na propagação da palavra de Deus e no serviço eclesial neste ano que a igreja celebra os 60 anos do Concílio Vaticano II e o aspecto missionário dos leigos instituídos para o serviço a mesa da palavra e a mesa da Eucaristia. E chamou a atenção pára o zelo e cuidado para que vivam em suas vidas a missão para em comunhão com o sacerdote façam o Reino de Deus se expandir e possam ser evangelizadores a serviço da construção do Reno e na defesa da dignidade humana e dos valores cristãos.

– A Igreja precisa de leigos que testemunhem o Reino de Deus e assumam a missão de evangelizar. Ficamos felizes por mais esse serviço a liturgia e acima de tudo ao Evangelho que com o testemunho de cada um possamos levar a  evangelização a todos. A comunidade se torna mais rica com esses serviços. _ completa Pe. José Mauricio Peixoto.

“….Minha alegria é servir. Na Comunicação e no Ministério de Leitor….” afirma o jornalista Ricardo Gomes

No último dia 9 de julho, o Jornalista Ricardo Gomes, da Pastoral da Comunicação da Diocese de Campos foi instituído no Ministério de Leitor, na Paróquia São Sebastião, em Aperibé, Noroeste do Estado do Rio pelo Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco.  Para o profissional a instituição é mais u serviço a Igreja da Diocese de Campos.

– Minha alegria é servir a Igreja na comunicação e agora no Ministério de Leitor. Na verdade é uma nova missão na comunidade eclesial que assumo tentando responder ao chamado de Cristo e procurar ser fiel a esse chamado. – destaca Ricardo Gomes

Atualmente na Coordenação Diocesana da Pastoral da Comunicação, Ricardo Gomes atua nos jornais da cidade de Campos dos Goytacazes tendo trabalhado iniciado sua carreira no Jornal A Notícia, e depois no Jornal Monitor Campista e A Cidade e atualmente colabora com o Jornal Folha da Manhã divulgando as atividades das cidades do Noroeste Fluminense no Caderno Regiões.

No Noroeste tem uma participação nos jornais A Folha de Santo Antônio de Pádua, Diário do Noroeste, Itaperuna e Dois Estados de Miracema. Colabora com o site da Diocese de Campos onde edita as matérias das paróquias e no site do Regional Leste 1.

– Estamos muito felizes no Regional Leste 1 por mais essa etapa na vida apostólica do jornalista Ricardo Gomes. Grande amigo de todos, Ricardo é para nós testemunho de amor e serviço a Igreja, de discípulo missionário, que coloca sua profissão a serviço do Reino de Deus. – disse Andréia Gripp, jornalista e mestranda da PUC-Rio, que coordenou a Pascom do Regional Leste 1 por 9 anos .

Para o Jornalista Antunis Clayton a nova missão é em prol do crescimento da Igreja Católica e observou o trabalho de Ricardo Gomes na Comunicação e no trabalho voltado a preservação cultural de Campos onde organizou eventos em parceria com a Academia Campista de Letras.

– Conheci Ricardo quando eu era editor da Folha Dois, caderno de cultura da Folha da Manhã. Não consigo contabilizar o número de pautas que ele me presenteou, não só no campo da religiosidade, mas também no campo cultural, na preservação do nosso patrimônio, uma de suas grandes preocupações. Hoje, vejo Ricardo Gomes investido no Ministério de Leitor pelo bispo Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, numa solenidade ocorrida na noite de ontem (09/07). Tenho certeza que a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo terá em Ricardo esse carpinteiro incansável que todos os seus amigos conhecem e que ele honrará sua escolha. Ricardo é jornalista e integrante da Pastoral da Comunicação da Diocese de Campos.

— Quero manifestar a minha alegria com a recepção dos ministérios pelo querido Ricardo Gomes. Tenho certeza que ele viverá intensamente essa nova perspectiva em sua vida, pois é um homem dedicado e pronto ao serviço do Reino de Deus. Sou muito grato a ele por todo o carinho e zelo que tem com a Comunicação em nosso Estado do Rio de Janeiro. Deus lhe abençoe. – Adielson Agrelos – Coordenador da Pastoral da Comunicação do Regional Leste 1- CNBB

Ricardo Gomes é Jornalista e Pesquisador de Cultura Popular.

Contato: [email protected]l.com

Compartilhe:

Faça um comentário