Turismo religioso no Pará ganha forças com a participação do estado na ExpoCatólica
Turismo religioso no Pará | Foto: Caroline Azevedo

Confira as atividades do Turismo Religioso no Pará na ExpoCatólica

O Turismo religioso no Pará marcou presença na 14ª edição da ExpoCatólica. A feira ocorreu entre os dias 12 e 15 de julho, no centro de convenções Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A ExpoCatólica é a maior feira de negócios e promoção do segmento católico da América Latina. O evento aproximou expositores e compradores, com objetivo de promover e incentivar a organização e comercialização do turismo religioso. O Pará foi representado no evento pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Pastoral do Turismo (Pastur) da Basílica Santuário de Nazaré.

“A participação do Pará na ExpoCatólica é uma estratégia de promoção segmentada do turismo, no caso do turismo religioso. A gente sabe que Belém recebe e organiza todo ano um dos maiores eventos religiosos do mundo, que leva 2 milhões de pessoas às ruas, um momento de emoção e fé enorme, que muitos querem conhecer e viver essa experiência. Então, temos esse produto turístico importante. Na feira, vamos interagir e incentivar a visitação as nossas igrejas, ao nosso patrimônio, a nossa história, além do Círio”, afirma o secretário de Estado de Turismo, André Dias.

De acordo com a coordenadora de Marketing da Setur, Ana Paula Machado, “a religiosidade é um dos produtos do chamado Turismo Cultural, contemplado no portfólio da grade de produtos trabalhados pela Setur, sendo que o Círio de Nazaré, em Belém, é um dos destaques na categoria desses produtos, considerado excepcional e singular, capaz de atrair fluxo turístico”.

Veja também:
Com mais de 22 anos no mercado, Caprice Turismo expande o turismo religioso na ExpoCatólica 2019

Presença da SETUR

A coordenadora explica ainda que a participação da Setur em eventos e feiras de turismo seguem os estudos e pesquisas de mercados alvos das ações de marketing do destino Pará. Um desses alvos é a região Sudeste, sendo que a cidade de São Paulo é o principal mercado consumidor e emissor de turistas do Brasil.

Além do encontro com representantes de operadoras turísticas e agentes de viagens, em seu estande de 24m, a Setur fez a distribuição de bombons regionais de chocolate recheado com doce de cupuaçu e castanha do Pará, sachês (cheiro do Pará, priprioca, sândalo, etc.), fitinhas e medalhas de Nossa Senhora de Nazaré e folhetaria do Estado, bem como os materiais cedidos pela OSPAN – Obras Sociais da Paróquia de Nazaré administrada pelos Padres Barnabitas, entre eles, cartazes do Círio de Nazaré 2019, Revista Santuário, Folheto do Círio, Folheto da Novena e garrafas de água com formato de Nossa Senhora de Nazaré.

Veja também:
Jerusalém Artigos Religiosos participa da ExpoCatólica há 4 anos

Palavras da representante

“A Pastur vai participar da Expocatólica pela primeira vez. A Pastoral tem como missão evangelizar através do turismo. O turismo religioso é um dos principais segmentos turísticos no Pará. A ExpoCatólica para nós é importante por conta dos intercâmbios. Vamos aprender com as experiências do Brasil e do exterior, para adaptarmos a nossa realidade, de acordo com a nossa cidade, além de divulgarmos as ações do Santuário de Nazaré”, revela a turismóloga da Pastur, Thayná Carvalho.

A ExpoCatólica deste ano vai reunir mais de 200 expositores de livros, artigos religiosos, móveis, equipamentos e serviços para igrejas. Além do turismo e da educação católica. Em 4 dias de feira são gerados negócios para o ano todo. A programação da feira inclui ainda congressos, seminários, palestras, workshops e capacitação destinadas aos profissionais do segmento do turismo religioso.

Por Redação Promocat

Faça um comentário