Luzes do presépio e árvore de natal foram acesas no Vaticano
Árvore de Natal e Presépio da Praça de São Pedro. Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa

O Presépio e a Árvore de Natal instalados no centro da Praça de São Pedro no Vaticano já estão iluminados.

A partir das 16h30 (hora local), os peregrinos e visitantes que visitam o Vaticano poderão admirar a impressionante árvore de 25 metros de altura proveniente da Polônia e decorada por crianças com câncer, assim como o presépio de estilo napolitano de 80 metros quadrados, inspirado nas obras de misericórdia.

O Santo Padre agradeceu pessoalmente aos doadores da árvore de Natal e do presépio em uma audiência realizada anteriormente na Sala Paulo VI e recordou a importância do simbolismo desses dois elementos na celebração cristã do Natal.

Veja mais:
7 meios espirituais para aproveitar ao máximo o Advento
Com o Primeiro Domingo do Advento inicia o novo Ano Litúrgico

“Todos os anos, o Presépio e a árvore de Natal nos falam com através da sua linguagem simbólica. Tornam mais visível tudo o que acolhemos na experiência do nascimento do Filho de Deus. São os sinais da compaixão do Pai celeste, da sua participação e proximidade à humanidade, que experimenta não ser abandonada na noite dos tempos, mas visitada e acompanhada nas próprias dificuldades”, assinalou o Santo Padre.

Sobre a árvore, explicou que “aponta para o alto, nos estimula a buscarmos “os dons mais altos, elevando-nos acima das névoas que ofuscam, para experimentar quão belo e alegre é mergulhar na luz de Cristo”.

“A árvore, proveniente este ano da Polônia, é sinal da fé daquele povo que, também com este gesto, quis expressar a própria fidelidade à Sé de Pedro”, sublinhou.

Em seguida, Francisco se dirigiu às crianças que participaram na decoração da árvore e agradeceu pelo seu trabalho. “Vocês transferiram os seus sonhos e os seus desejos de elevar ao céu e de fazer conhecer Jesus, que se fez criança como vocês para dizer que quer bem a vocês. Obrigado pelo seu testemunho, por ter deixado mais bonitos estes símbolos de Natal, que os peregrinos e visitantes provenientes de todo o mundo poderão admirar”.

Também assegurou que quando as luzes do presépio e da árvore de Natal serão acesas, “também os desejos que vocês transferiram nos vossos trabalhos de decoração da árvore serão luminosos e vistos por todos”.

Logo depois, o Pontífice refletiu sobre o significado da representação do presépio: “Na simplicidade do presépio, encontramos e contemplamos a ternura de Deus, manifestada naquela do Menino Jesus”.

“O presépio, elaborado na típica expressão da arte napolitana, este ano está inspirado nas obras de misericórdia”.

O Papa afirmou que “o presépio é o local sugestivo onde contemplamos Jesus que, assumindo as misérias do homem, nos convida a fazer o mesmo, por meio de ações de misericórdia”.

Fonte: ACI Digital

Faça um comentário